Centro Medicina Física e de Reabilitação do Sul celebra 10º Aniversário

4253 pessoas já foram tratadas ao longo dos dez anos de atividade do Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul, em São Brás de Alportel, unidade de referência na área da reabilitação intensiva e de cuidados especializados no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, que assinalou, 6 de abril de 2017, o seu 10º aniversário.

Com uma lotação de internamento de 54 camas, o Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul recebe doentes com lesões medulares, traumatismos cranioencefálicos, acidentes vasculares cerebrais e outras patologias do foro neurológico, reumatológico, ortopédico, cardiovascular e pneumológico. Nesta primeira década de existência, no CMR Sul registam-se cerca de 6 mil primeiras consultas, cerca de 20 mil atos de consulta de seguimento e cerca de 94 mil sessões no Hospital de Dia.

A dedicação e o esforço dos profissionais de saúde daquele Centro para integrar o utente no seu contexto familiar e social com o maior grau de autonomia possível, prevenindo complicações futuras e promovendo uma participação ativa do utente, refletem-se nas elevadas taxas de satisfação obtidas ao longo dos anos, que rondam, em média, os 96% no período de 2008 a 2016.

Tendo iniciado a sua atividade em regime de parceira público privada (PPP) na prestação de cuidados de saúde em 2007, o CMR Sul passou em novembro de 2013 a ser gerido pela ARS Algarve.

Desde agosto de 2017, com a publicação do Decreto-Lei nº 101/2017, que o CMR Sul encontra-se integrado no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), como um dos quatro pólos: duas unidades hospitalares (uma em Portimão/Lagos e outra em Faro), o CMR Sul e um polo de investigação e de ligação com a Universidade do Algarve.

Decreto-Lei n.º 101/2017 – Diário da República n.º 162/2017, Série I de 2017-08-23 - Altera a denominação do Centro Hospitalar do Algarve, E. P. E., e procede à transferência de atribuições da Administração Regional de Saúde do Algarve, I. P., relativas ao Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul